top of page

Pai Nosso | 07 de 07

Infelizmente hoje chegamos ao final da nossa série sobre o PAI NOSSO, foi muito bom poder meditar sobre este assunto durante estes dias. Aprendi muito ao longo desta série e espero que você também. Se você não leu os anteriores clique nas imagens abaixo:



2

3

4

5

6

 
Pai nosso

A oração do PAI NOSSO é muito mais que uma oração. Ela nos revela a nossa dependência de um Deus soberano. Ao longo da história muitos, de maneira religiosa, repetiram esta oração sem ao menos compreender o que estavam falando com Deus.


Perguntas como: Quando orar? Onde orar? Como orar? São facilmente respondidas na Bíblia. O Apóstolo Paulo ao escrever para os tessalonicenses ele disse: “Orai sem cessar” – 1 Ts. 5.17. Devemos estar em espírito de oração em todo o tempo. O melhor lugar para orarmos é onde estivermos: seja no lar, no trabalho, na igreja ou nas ruas, nossa oração deve ser constante, no espírito. O Pai sempre nos ouve. Aleluia!


No paragrafo anterior vimos quando e onde orar, agora meditaremos em como orar. Nos versículos que antecedem a oração do PAI NOSSO, Jesus nos orienta acerca da maneira que devemos orar. Vejamos:


Mateus 6.6-7 – 6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos”.


Na verdade, Jesus nunca ensinou seus discípulos a fazer uma grande pregação, mas constantemente os ensinava a orar.

 

A) ORAR EM SECRETO


Muitos não acham necessário orar, dizem que Deus não se preocupa com nossos problemas e não responde as orações. Outros já se sentem tão indignos que não oram, isto é falta de fé na misericórdia divina. Mas Jesus no deu o exemplo. Pois quando oramos falamos com Deus. Além do mais é difícil nos desconectarmos da mídia, internet, celular, televisão, computador e outros. Já quase não há espaço para a oração. Hoje o maior problema enfrentado não é orar da maneira errada, mas a falta de oração. Existem diferentes tipos de oração (outro dia falaremos sobre isto). Mas a maior carência da humanidade está em orar ao Pai a sós. Queremos orar na igreja e fazer nossa “melhor” oração para que todos ouçam, mas não oramos em casa. Lamentável! Devemos sempre ter um bom momento para orar a sós com Deus. Nosso quarto é um bom lugar para a oração. Ninguém precisa ouvir tua oração. Entra em teu quanto e fecha a porta. Ora a teu pai que está em oculto. E teu Pai te recompensará. Jesus não tinha onde reclinar a cabeça, mas estava sempre orando ao Pai e ainda ensinava seus discípulos sobre a importância da oração. Lucas 18.1 – 1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer”.

 

B) VÃS REPETIÇÕES?


Jesus também nos orienta a não usar de vãs repetições. Mas não é qualquer tipo de repetição que é condenada. Jesus orou no Getsemâni repetindo a mesma frase por três vezes. Os salmistas em muitos casos oravam repetindo lamentos. Paulo por três vezes orou ao Senhor pedindo que lhe tirasse o espinho da sua carne. Então, não é qualquer tipo de repetições que Jesus falava. As vãs repetições neste texto referem-se a:

  • frases ensaiadas e decoradas repetidas diversas vezes para um fim;

  • uma falsa promessa que fazemos a Deus como condição para que algo aconteça;

  • são as argumentações que utilizamos nas orações para convencê-lo dos nossos desejos.

 

Agora, faça uma auto avaliação sincera e responda: como tem sido a sua vida de oração? Você tem buscado a glória dos homens ou de Deus através das suas orações? Você tem sido descuidado com sua vida de oração? Se alguma dessas perguntas tiver uma resposta negativa, considere aquilo que foi dito aqui e volte-se para Deus em uma vida de oração.


NÃO PERCA OS PRÓXIMOS! Se você foi tocado por Deus, compartilhe com seus amigos


Destaques
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page